terça-feira, 1 de abril de 2008

[COMPORTAMENTO] Felicidade e os Genes






"Os genes são responsáveis por alguns traços de personalidade capazes de favorecer a felicidade. São esses genes que tornam algumas pessoas mais sociáveis, menos tensas e preocupadas e capazes de lutar por um objectivo que lhes dá sentido à vida. Esta foi a conclusão a que chegaram cientistas britânicos e australianos, depois de estudarem quase mil pares de gémeos." [Retirado na cara de pau de http://jn.sapo.pt/2008/03/09/sociedade_e_vida/felicidade_pode_herdarse_depende_ati.html ]
Certa vez li que os irmãos são as pessoas que mais influenciam na personalidade das pessoas, então, afim de falar do assunto fui à procura no google, e achei essa reportagem lá de um site de Portugal (percebe-se pelo "objectivo" e "gémeos") falando que os genes agem em traços da personalidade favorecendo ou não a felicidade.
Essas pesquisas, sempre falam generalizandso demais, no caso da reportagem, percebe-se que não generalizou tanto, falando que depende da atitude.
Mas comentando o assunto, os genes influenciam sim, mas que de uma forma pequena.
Como dizia Rosseau, que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, isso influencia também no caso citado.
Toda pessoa nasce propicia tanto a ser feliz, como a ser triste, basta que tenha motivo para ir pra qualquer dos lados. Os genes entram na parte de exigência, talvez para que seja liberado o hormônio da felicidade, precise de mais coisas do que a vida esteja oferecendo.
É meio sem graça falar sobre "ser feliz", pois a busca pela felicidade é muito mais emocionante do que a felicidade em si alcançada, mesmo porque em sua maioria das vezes, dura pouco, mas é como dizem, certos momentos duram segundos bastantes para que sejam eternos, e é ai que entra o otimismo.
Enfim, uma pessoa otimista, com boas influências, bons genes e bons irmãos, tendem a ter uma personalidade boa e vontade de lutar para conseguir ser feliz.
BEM PENSADO!

Rafael Júnior"